quarta-feira, 16 de maio de 2007

"A partir do ano 2040, 2050, a Amazônia entra em uma fase de colapso. E passaria a ser outro tipo de vegetação, uma vegetação tipo savana ou cerrado", prevê o pesquisador José Antônio Marengo.
Sabe aquela bolinha de papel que você jogou no seu colega por uma simples brincadeira? Uma árvore foi derrubada. Será que havia necessiadade?

"Pegou o carro para ir para o trabalho, primeiro, pense duas vezes. Prefira utilizar o sistema de transporte urbano", recomenda Leonardo Lacerda, ambientalista da WWF/Brasil.
Será que você não pode ir até a padaria a pé? Até o colégio de bicicleta? Ou até o cinema de ônibus? Se você pudesse, (ou ao menos tentasse) seria menos um problema para o mundo.

"O lixo é uma coisa que eu tenho me preocupado em separar. Hoje em dia eu me preocupo com a reciclagem do lixo", diz a bióloga Solange Fernandes.
O lixo, se utilizado corretamente, tem mil e uma utilidades. Será que é justo com o seu lixo que você jogue-o fora? Ele podia ajudar algumas pessoas, sendo reciclado. No entanto está prejudicando o mundo, jogado no meio ambiente.

"Sabe da história do beija-flor, que botava uma gotinha de água no incêndio? Então, se todo mundo fizesse um pouquinho, melhoraria o globo, você não acha?", sugere a dona-de-casa Sofia Rebelo.
Não é muito difícil diminuir o tempo do seu banho em 10 minutos, desligar a luz do quarto quando sair, racionalizar o uso do seu carro. Fazer isso não custa nada. Mas não fazer isso pode custar a vida dos seus filhos.

Frases como essa já se tornaram rotina. Ouvi-las é tão comum quanto dormir e acordar.
Mas as soluções para elas também são óbvias, basta que você queira enxergar.


[Marília Nery]

Nenhum comentário: