quarta-feira, 16 de maio de 2007

As conseqüências do aquecimento global para o Brasil

O alerta vem sendo dado com insistência, em todo o mundo: o futuro do planeta Terra é sombrio. Espécies vão desaparecer, o nível dos oceanos vai subir, a temperatura vai se elevar. E no Brasil? O que vai acontecer por aqui?
Nos jornais e revistas sempre aperecem notícias sobre o aquecimento global, e na maioria das vezes só os Estados Unidos é citado, por ser o maior vilão da poluição, e a China que também chega perto, como se eles fossem os únicos que contribuissem e fossem sofrer as consequências desastrosas do aquecimento.
Mas aqui no Brasil, as marcas vêm ficando cada vez mais evidentes. O clima começa a mudar, e a tendência é que a temperatura só aumente; principalmente na Amazônia, se a emissão de gases poluentes não for controlada, a floresta começa a desaparecer em poucas décadas. E na região nordestina que será a mais castigada: o semi-árido. E já se fala nos impactos sociais que seriam provocados pela mudança do clima, milhares de famílias seriam obrigadas a deixar o sertão e buscariam emprego nas grandes cidades (nesse cenário estima-se que a temperatura subisse de 25°C para 29°C).
O nosso país, assim como toda a sociedade, não está livre das consequências dos diversos crimes ambientais. Precisamos cuidar do nosso país, do nosso estado, da nossa cidade ou simplesmente da nossa casa, para podermos amenizar o futuro desastroso do planeta. São pequenas atitudes que fazem a diferença.
A partir do momento que milhões de pessoas tomarem algumas "pequenas atitudes", a diferença vai ser gigantesca!

É a velha história do beija-flor, que botava uma gotinha de água no incêndio. Então, se todo mundo fizesse um pouquinho, melhoraria o globo, você não acha?

Site de pesquisa:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1347787-4005,00.html

[Marília Nery]

Nenhum comentário: