domingo, 13 de maio de 2007

Amazônia, uma das mais prejudicadas pelo aquecimento global


Painel da ONU que estuda mudanças climáticas divulga novo relatório. Cenário mais pessimista prevê extinção de matas tropicais.

“A mudança climática pode alterar o regime de chuvas, afetando as florestas. Com o tempo, a floresta seria eliminada sem ser desmatada, simplesmente por causa do clima”, afirmou o especialista Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e colaborador do IPCC. “No seu lugar, haveria um tipo de savana, semelhante ao cerrado brasileiro.” Segundo Fearnside, fenômenos meteorológicos como o El Niño, cada vez mais freqüentes desde a devido às mudanças climáticas, “enlouquecem o clima, provocando secas em diversas partes do mundo. Na região amazônica, a previsão é que haja recorrentes secas no curso superior do Rio Negro.


A Floresta Amazônica pode desaparecer até o ano de 2080 como conseqüência do aquecimento global, alerta um novo modelo de previsão de clima analisado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) das Nações Unidas. O novo relatório do painel, que será divulgado em Bruxelas, na Bélgica, adverte que inundações, secas e ondas de calor provocadas pela alteração do regime climático no planeta afetarão centenas de milhões de pessoas nas próximas décadas, em especial, nos países mais pobres do Hemisfério Sul.

Veja paródia feita pelo greenpeace sobre o desmatamento da floresta Amazônica:http://www.youtube.com/watch?v=PiuOp7Vzmuk&NR=1




[Lara Moinhos]

Nenhum comentário: