terça-feira, 15 de maio de 2007

ONGs ambientalistas - Greenpeace

Continuando a pesquisa sobre ONGs ambientalistas, apresentamos agora outra instituição que luta contra a degradação do meio ambiente.

A Greenpeace é uma organização não-governamental sediada em Amsterdã, e presente em quarenta e um países. O seu campo de ação centra-se em questões relacionadas com o ambiente (alterações climáticas), preservação dos oceanos e florestas, paz e desarmamento, engenharia genética, desenvolvimento nuclear, comércio justo ou sustentável). Esta organização não é financiada por governos ou empresas, mas sim por mais de 2.8 milhões de membros particulares.

As campanhas e manifestos promovidos pela Greenpeace provocaram o fecho de um centro de testes nucleares estadunidense, o fim dos testes nucleares subterrâneos em alguns países, a proibição da importação de pele de morsa na União Europeia, a criminalização da pesca de baleias e a protecção da Antártica contra a exploração mineira.


As atividades da Greenpeace caracterizam-se pela sua controvérsia e, por vezes, pela sua ilegalidade. Os ativistas envolvidos são constantemente acusados de crimes menores, como desobediência civil e trespasse de limites e fronteiras. O caso mais mediático de desrespeito das leis pelos ativistas da Greenpeace deu-se em 1985, quando o governo francês ordenou o bombardeamento do Rainbow Warrior, um dos navios da organização.


Veja um dos vídeos produzidos pelo greenpeace contra o aquecimento global : http://www.youtube.com/watch?v=wCmO3OCZX6Q

[Murilo Sampaio e Iago Borges]

Nenhum comentário: